Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação, Diversidade e Formação de Educadores Brasil/África (GEDIFE)
III SEMINÁRIO NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISAS E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES BRASIL/ÁFRICA (GEDIFE/UNILAB)
IV FÓRUM PERMANENTE DAS LICENCIATURAS NA UNILAB (CEARÁ)
O legado de Paulo Freire e a formação de professores no Brasil e em África
O Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação, Diversidade e Formação de Educadores Brasil/África (GEDIFE) vem desenvolvendo pesquisas sobre a formação inicial e continuada de educadores (as), discutindo temas relacionados ao trabalho docente como também temas voltados às escolas públicas, do campo e da cidade, no Brasil e na África. No ano de 2019 iniciou suas atividades de formação de educadores na Região do Maciço de Baturité e realizou seu I Seminário Nacional, contando com a presença de vários educadores do Brasil. No ano de 2020 realizamos o II Seminário Nacional do Gedife, e diante da realidade imposta a todos pela pandemia, fizemos um evento virtual.
09 de Novembro de 2021 (Terça)
​​
​
Conferência de abertura: 09hs - 12hs
O legado de Paulo Freire e a formação de professores no Brasil e em África
Palestrante: Florenço Varela
Mediação: Profa. Dra. Geovanna De Lourdes Alves Ramos
​
​
​​
​
​Mesa 1 - 14hs - 16hs
​Estágios de docência: a perspectiva do/a professor/a regente.
Convidados: Professores de Ensino Fundamental II e Ensino Médio (Aracoiaba, Pacajus, Barreira e Ocara)
Mediação: Profª. Drª. Izabel Cristina dos Santos Teixeira (UNILAB/CE)
​
​
​
​
​
​
​Mesa 2 - 16hs - 18hs
​Vozes dos Professores da Educação Básica da Região do Maciço de Baturité (Ceará)
Convidados: Professores da Educação Básica
Mediação: Profª. Drª. Larissa Deadame de Figueiredo Nicolete (UNILAB/CE)
​
No ano de 2021 decidimos realizar o III Seminário Nacional conjuntamente com o IV Fórum Permanente das Licenciaturas da Unilab (Ceará), novamente em plataforma digital, como fizemos no ano de 2020. Nosso objetivo de socializar experiências e dialogar com os processos formativos emancipatórios e inovadores no campo da educação básica e superior, com olhar especial a Educação de Jovens e Adultos a partir do Legado de Paulo Freire e em comemoração dos 100 anos de nascimento de Paulo Freire. Neste evento envolveremos os educadores da Região do Maciço, como uma estratégia de dialogo proximal com a realidade educacional da região.
Assim realizaremos nos dias 09 e 10 de novembro de 2021 o III SENAGE (Seminário Nacional GEDIFE/UNILAB) e IV Fórum Permanente das Licenciaturas da Unilab (Ceará), articulando diálogos com diferentes educadores e educadoras das universidades públicas brasileiras, da educação básica, dos movimentos sociais e de outros setores da sociedade.
​
​
​
​
​GTs de apresentação de trabalho 19hs às 21hs Diálogos Formativos (Apresentação de Trabalho - Modalidade: Relato de Experiências)
​GT 1 - Educação de Jovens e adultos e a Pedagogia Libertadora.
Os trabalhos que serão apresentados terão como possibilidade o diálogo da proposta educativa de Freire na Educação de jovens e adultos, partindo da epistemologia da prática educativa ancorada em uma educação libertadora
​GT 2 - As condições de vida e trabalho dos educadores nos tempos de Pandemia.
Os trabalhos que serão apresentados terão como análise epistemológica as condições objetivas e subjetivas em que os educadores e educadoras vivenciaram (e ainda estão vivenciando) no processo de pandemia do covid-19, suas resistências, subjetividades, enfrentamentos, construções e desconstruções teóricas e práticas no processo do exercício de sua profissionalidade.
​GT 3 - Professores e a mudança da realidade escolar a partir da Pandemia do Covid-19.
O debate sobre essa temática terá como centralidade as mudanças nas práticas docentes referentes ao processo de ensino e aprendizagem, será um espaço para refletirmos sobrea presencialidade, a virtualidade da relação professor e aluno, o redimensionamento da sala de aula física para o espaço virtualizado.
​GT 4 - A Educação do campo, indígena e quilombola: uma leitura freiriana.
Os trabalhos versaram sobre as experiências socioeducativas vivenciadas pelos diferentes sujeitos dos campos, das águas e das florestas, tomando como referência epistemológica o legado de Paulo Freire, tanto sua obra quanto sua prática política concreta na sociedade brasileira e sua contribuição para a educação emancipadora.
GT 5 - Os desafios atuais da Educação Inclusiva e acessibilidade na Educação Básica e Superior.
Os debates irão dialogar com as questões da Educação inclusiva e acessibilidade na Educação superior, provocando a reflexão sobre a questão da educação das pessoas com deficiência, desde o acesso, permanência e a conclusão do curso de graduação com êxito. Essas reflexões devem possibilitar a compreensão da inclusão de verdade e da garantia do processo de ensino e aprendizagem de todos/as os/as alunos/as público da educação inclusiva.
​
​
​10 de Novembro de 2021 (Quarta)
​
​
​Mesa 3 - 09hs às 12hs
​Aprendendo a ser no mundo: A experiência Freiriana na Educação Brasileira e em África.
​Convidados: Vitor Barbosa (Angola)
​Mediação: Prof. Dr. Marcos Marques Formigosa
​
​
​​Plenária do IV Fórum Permanente das Licenciaturas da Unilab ( Ceará) - 14hs - 17hs
​Mediação: Profa. Dra. Maria do Socorro da Costa Coelho
​
​​
Convidados/as
​Conferência de Encerramento - 17hs - 19hs
​Centenário Paulo Freire: o presente e o futuro de resistências e esperançar da Educação Popular no Brasil e no mundo
​​Convidados: João Colares, Jacqueline Freire e Salomão Hage
Mediação: Prof. Dr. Hélio Simplício Rodrigues Monteiro
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​